Adaptação da matéria de Iryá Rodrigues, G1 AC, Rio Branco
Exposição marca Dia Nacional do Braille em Rio Branco (Foto: Divulgação CAP/AC).
Uma exposição celebrou neste domingo (8) o Dia Nacional do Braille. A mostra aconteceu das 16h às 20h, na livraria Nobel, no shopping de Rio Branco.
O objetivo, segundo a organização, é sensibilizar a população para o método de leitura, que dá acesso às pessoas com deficiência visual ao mundo das letras.
A coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAP-AC), Gercineide Maia falou sobre a programação do evento e convidou a população para prestigiar.
A ação envolveu música ambiente apresentada por uma pessoa com deficiência visual, além da exposição de material pedagógico em braille e contação de histórias para as pessoas com deficiência.
“Tivemos a distribuição de panfletos com alfabeto braille, serviços do CAP e sobre a data comemorada. O objetivo da ação foi divulgar a importância do uso do sistema braille para o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual e também a política pública educacional que existe no estado voltada para essas pessoas”, disse Gercineide.
A coordenadora ressaltou que o Centro desenvolve serviços não apenas de formação, mas também de produção e uso da tecnologia assistiva, voltada para o atendimento das pessoas com deficiência visual no estado.
Evento expôs material pedagógico em braille produzido pelo CAP-AC (Foto: CAP/Reprodução)
Conforme a coordenação do CAP-AC, dados do Censo Escolar 2017, apontam que existem mais de mil pessoas com deficiência visual em processo de escolarização em todo o Acre, sendo que, desse quantitativo, temos cerca de 50 pessoas cegas.
O número total de acreanos com deficiência visual é bem maior do que o divulgado no Censo, segundo a coordenadora do CAP, já que os dados levam em consideração apenas as pessoas em escolarização.
“Praticamente quase todos os meses, nós recebemos crianças com novo diagnóstico. No ano passado, recebemos entre os meses de fevereiro e dezembro muitas pessoas com diagnóstico recente de deficiência visual. Então, são pessoas que não foram identificadas no Censo”, informou a coordenadora.
O dia 8 de abril foi escolhido como o Dia Nacional do Sistema Braille em homenagem ao nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego brasileiro. Ele estudou o método Braille em Paris.
De volta ao Brasil, passou a ensiná-lo e a difundi-lo no país, recebendo posteriormente o título de “Patrono da Educação dos Cegos no Brasil”. O Braille é um sistema tátil de leitura e escrita utilizado por pessoas com deficiência visual em todo o mundo.
Acesse o link da Matéria veiculada no G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário