segunda-feira, 7 de agosto de 2017

ALUNA COM SÍNDROME DE IRLEN PARTICIPA DE CONCERTO DE CAMERATA DE CORDAS


Escrito por Hyrla Mariano


A aluna Ingrid Sayuri de Oliveira Sano participou de uma apresentação instrumental realizada na Usina de Artes João Donato, no dia 05 de agosto de 2017, às 19 horas. Ingrid tem 14 anos, estuda no 8° ano e tem aulas de violino há seis meses. A adolescente tem Síndrome de Irlen, uma alteração do processamento visual, de ordem hereditária e genética, causada pelo desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz. Ingrid utiliza óculos com lentes especiais, que são na realidade, filtros que corrigem o distúrbio visual-perceptivo. Assim, ela consegue realizar suas atividades diárias de forma satisfatória.

A música se tornou uma das atividades preferidas de Ingrid. Além da dança, a jovem se envolveu com aprendizado do violino, um instrumento de cordas friccionadas, que emite um som produzido pela ação de friccionar as cerdas de um arco de madeira sobre as cordas. A atividade faz parte do projeto Ensino Coletivo de Cordas, um projeto da Universidade Federal do Acre, que visa colaborar na ação de educação musical de formar instrumentistas no estado do Acre. A música contribui de forma significativa para melhorar a atenção, a memorização, organização e processamento de informações, que, muitas vezes são comprometidos pela Síndrome de Irlen.


Imagem: Ingrid Sayuri, sorridente, segura o instrumento que está aprendendo a tocar, o violino.


Projeto Ensino Coletivo de Cordas
O Projeto Ensino Coletivo de Cordas é um projeto ligado à Pró-Reitoria de Extensão e à Pró-Reitoria de Graduação, ambas da Universidade Federal do Acre. Foi iniciado em 2016 e já conta com três turmas e um pólo fora da UFAC, visando ampliar o projeto, fora do ambiente acadêmico. 



Imagem: Orquestra realizando apresentação com instrumentos de cordas: violinos e violoncelos.


Camerata de Cordas da UFAC
Fundada em 2017, a Camerata de Cordas é ligada a PROGRAD/PROEX e trabalha com um repertório composto para cordas friccionadas de compositores estrangeiros e brasileiros de períodos variados, inclusive contemporâneo. Sob regência de Leonardo Feichas, a Camerata de Cordas tem como objetivo a divulgação de repertório para orquestra de cordas e também o aprimoramento técnico dos alunos participantes, oferecendo a eles experiência do trabalho em orquestra e de apresentações públicas. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário