terça-feira, 13 de agosto de 2019

Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre - CAP-AC participa do 2º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva


O II Encontro Nacional da Rede de Leitura Inclusivarealizado de 7 a 9 de agosto de 2019, São Paulo, faz parte das ações comemorativas do Centenário da ilustre Dorina Gouveia de Nowill e reúne parceiros da Rede Nacional de Leitura Inclusivaprojeto que fomenta a disseminação da leitura inclusiva e acessível em território nacional. 

Descrição: Fotografia, tendo como fundo um painel contendo na parte superior a seguinte informação:  2º ENCONTRO ENCONTRO NACIONAL DA REDE DE LEITURA INCLUSIVA. Na parte central,  há imagens do logotipo da Fundação Dorina Nowill e da própria Rede de Leitura. O primeiro logotipo simula o planeta Terra na cor azul.  Na face desse planeta, há o desenho do mapa do Brasil nas cores laranja e verde. Sob esse mapa está escrito Rede de LEITURA INCLUSIVA na cor laranja. O segundo logotipo tem fundo branco e forma retangular.  Na parte superior desse retângulo, há uma carinha toda  na cor amarela muito sorridente usando óculos escuros. Abaixo dessa carinha está escrito: FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS. Na frente desse painel, há 04(quatro) pessoas, sendo 03 (três)  representantes do Grupo de Trabalho - (GT) do Acre e 01(uma) representante Nacional da Rede de Leitura. Da esquerda para a direita, respectivamente, há Lusiane Bezerra (Biblioteca Municipal e Multimeios de Rio Branco-AC), Francisco Héliton do Nascimento(Instituto Federal do Acre - IFAC e Associação das Pessoas com Deficiência Visual - ADEVI, Perla Assunção (Fundação Dorina Nowill e Rede de Leitura) e Gercineide Maia (CAP-AC). As representantes Lusiane Bezerra, Perla Assunção e Gercineide Maia encontram-se em pé e Francisco Héliton, pessoa com baixa visão, encontra-se sentado em uma cadeiras de rodas motorizada.
O evento contou com oficinas formativas temáticas, rodas de diálogo, apresentação de painéis de experiências inclusivas, com destaque para o lançamento da Pesquisa Nacional sobre Leitura Acessível.
O painel 3, por exemplo, , teve a participação do ator e escritor Lázaro Ramos, Professor e escritor Francisco do Nascimento e do Jornalista, Escritor  e Consultor Edmilson Sacramento.




III - OFERTA DE CURSOS NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA VISUAL

O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP/AC), localizado no Conjunto Mariana, Estrada Alberto Torres, 825, no Núcleo Estadual de Tecnologia Assistiva (NETA), anexo ao Dom Bosco, abre inscrições para a III Oferta de Cursos na Área da Deficiência Visual.
Os cursos ofertados nesta etapa serão: Ledor e Transcritor, Metodologia de Ensino do Sorobã,  Orientação e Mobilidade e Práticas Educativas para uma Vida Independente. 
Cada curso acontecerá  modalidade presencial e tem a duração de 120 h.
As inscrições ocorrerão no Núcleo Estadual de Tecnologia Assistiva - (NETA), anexo ao Dom Bosco, durante os dias 12 e 13 de agosto. 
Saiba mais detalhe acessando o site da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e  Esporte do Acre:  http://see.ac.gov.br/educacao-especial-oferta-cursos-para-professores-e-comunidade/

quinta-feira, 27 de junho de 2019

SAIBA SOBRE A HISTÓRIA DE HELEN KELLER




Nascida em 27 de junho de 1880, Tuscumbia,  no estado do Alabama (EUA),  Helen Adams Keller  ficou cega e surda aos 19 meses de idade ficou cega e surda. Além de escritora, foi uma grande ativista social defendendo os direitos das pessoas com deficiência. Formou-se em Filosofia e  publicou vários livros. Helen Keller morreu em 1 de junho de 1968, em Westport, aos 87 anos de idade.




terça-feira, 28 de maio de 2019

DORINA NOWILL É HOMENAGEADA PELO BUSCADOR GOOGLE


Quem acessou o Google, dia 28/05/2019, pode conferir que na página inicial desse buscador havia a imagem de Dorina de Gouvêa Nowill (1919-2010), uma homenagem realizada por essa empresa  por meio do Doodles do Google, pelo centenário dessa mulher educadora e ativista que sempre defendeu os direitos das pessoas com deficiência visual. 



Fonte da ilustração: reprodução do buscador google.
Descrição: Ilustração de plano fundo verde, na forma horizontal, apresenta a palavra Google escrita em  tinta e no Sistema Braille, sendo que essas letras estão na cor branca e os pontos Braille estão nas cores azul, vermelha e verde. No centro desse logotipo, há a imagem de perfil  da educadora Dorina Nowill. Ela,  uma senhora idosa, está sorridente; tem a pele branca, usa cabelo curto na cor marrom,  óculos no tom roxo, batom na cor vermelha, conjunto de colar e brinco na cor amarela e um blusa na cor azul. 

A "mulher que enxergava o mundo com os olhos da alma", assim  ficou conhecida.

Saiba mais sobre essa educadora acessando o site da fundação que levou o seu nome:


sexta-feira, 24 de maio de 2019



O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual - CAP-AC, Rio Branco-Acre, oferta Cursos de Formação para professores, mediadores  e comunidade. 
Cursos da 2ª oferta:

Técnicas do Sarobã;
Pré-Braille: metodologia de Alfabetização no Sistema Braile;
Baixa Visão;
Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille.

Período de inscrições: 29 e 30/05/2019

Local das Inscrições:  
No CAP - AC (localizado na Estrada Alberto Torres, 825, Conjunto Mariana, anexo do Núcleo Estadual de Tecnologia Assistiva - NETA.

Documentos necessários: 
-  Documento de identidade (original e cópia);

- Certificado de conclusão de Ensino Médio ou Ensino Superior (original);
Leia essa matéria na íntegra acessando o seguinte link:



quarta-feira, 17 de abril de 2019

DIA NACIONAL DO BRAILLE É COMEMORADO EM RIO BRANCO - ACRE COM UMA VASTA  PROGRAMAÇÃO:



Dia 8 de abril - Panfletagem e um delicioso café da manhã


Descrição: Fotografia, na forma horizontal, apresenta como plano de fundo céu azul, semáforo e algumas lojas. Na parte central da imagem, há  professores e contadores de história na faixa de pedestre segurando uma faixa de fundo branco contendo a seguinte mensagem: 8 DE ABRIL: DIA NACIONAL DO BRAILLE/"A LEITURA NA PONTA DOS DEDOS."/CAP-AC/ADEVI. A contadora de história usa vestido na cor laranja, meias brancas e sapatilhas. O contador de história segura uma pasta na mão contendo seis pontos que simulam a cela Braille,  usa um chapéu contendo flores, uma calça comprida marrom, uma blusa branca, um colete calça marrom e uma sapatilha jeans contendo detalhes formados por pedaços de retalhos. Os professores usam blusas nas cores brancas e pretas, calça jeans, sapatilhas e tênis, dentre os quais duas usam aventais que têm rostos de bonecas e corpos que simulam a cela Braille. 
Confira a matéria da panfletagem clicando aqui!

8/04 - Workshop sobre Produção de Livros Acessíveis
Descrição: Fotografia colorida, na forma horizontal, mostra  no plano de fundo, participantes do Workshop em uma sala sentados em cadeiras.   Logo a frente, há 04 participantes próximo há uma mesa, sendo três mulheres de meia idade e 01 homem, manuseando materiais adaptados como livros didáticos e paradidáticos, recursos, tais como cela braille.

09/04 – Terça-feira -  Ação Formativa sobre Mediação de Leitura Inclusiva 
O evento aconteceu  no horário das 8h às 11h, na Sala de Formação do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades Superdotação/NAAH/S do Núcleo Estadual de Tecnologia Assistiva – NETA e teve como Mediadora:  Perla Assunção da  Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill.

Descrição: Imagem apresenta do lado esquerdo três quadros, sendo que o primeiro  há participantes sentados em círculos; a segunda apresenta cinco mulheres em pé pousando para fotografia, dentre as quais 04 usam óculos de grau, 01 usa vestido jeans, 01 usa um avental  que tem cabeça de bonecas e corpo que simula a cela Braille; na terceira imagem há participantes selecionando limão em uma cesta feita de cipó. Do lado direito, há a imagem da mediadora Perla Assunção, de perfil, realizando a apresentação do livro infantil falado. 
Fonte da imagem: Multimeios/SEME/Rio Branco/AC

10/04 – Quarta-feira - Cinema Acessível 

 Horário: das 8 às 10 horas (Público Adulto)
               das  14  às 16 horas (Público Infanto-Juvenil)
Local: Auditório do prédio da Coordenação da Educação Especial. (Rua Omar Sabino, 650, Estação Experimental).