sexta-feira, 14 de julho de 2017

CAP-AC FORMA DUAS TURMAS DE PRÉ-SOROBÃ

Escrito por Hyrla Mariano


O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAP/AC) forma duas turmas de Pré-Sorobã, atendendo uma demanda de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores da sala comum da Rede Pública de Ensino, pessoas com deficiência visual e pessoas da Comunidade. 

O Sorobã ajuda a desenvolver a atenção, concentração, memorização, percepção, coordenação motora e cálculo mental, principalmente porque o praticante é o responsável pelos cálculos, não o instrumento. A prática do Sorobã possibilita realizar cálculos em meio concreto, aumenta a compreensão dos procedimentos envolvidos e exercita a mente. 

É notável que desde criança, em suas práticas sociais, os indivíduos aprendem brincadeiras, músicas e jogos que incluem noções matemáticas, às vezes até antes de ingressarem na escola. O curso de Pré-Sorobã utiliza tais estratégias, visando trabalhar os conceitos matemáticos de forma dinâmica e significativa.

O curso de Pré-Sorobã tem carga horária de 60 horas e tem por objetivo fornecer orientações gerais para o conhecimento dos números e a introdução das técnicas para o aprendizado do Sorobã, desenvolvendo atividades práticas de cálculos matemáticos através de jogos, brincadeiras e materiais pedagógicos.

O aluno Célio Roberto Alves ficou cego há um ano e três meses e vivencia o período de adaptação. Logo, buscou auxílio no CAP-AC, fazendo os cursos disponíveis. “Eu fiz os testes. Os colegas produziram materiais para o ensino do Sorobã e eu testava se estava acessível. Foram construídas várias opções de brinquedos, inclusive um dado, que ganhei de uma colega e até hoje, brinco com o meu neto. O conteúdo do curso foi muito bom, eu aprendi muito!”, destacou Célio.



Imagem: Vários materiais produzidos no curso de Pré-sorobã: livros que trabalham conceito de número e quantidades.

Para mais informações sobre os cursos ofertados pela instituição, entre em contato conosco: 3226 3826

terça-feira, 11 de julho de 2017

ARRAIAL DO CAP/AC


O Arraial do CAP/AC aconteceu no dia 08/07/17 e reuniu professores, alunos, familiares e a comunidade em geral, numa linda festa, com muita animação, comidas típicas, pescaria e bingos. Foi uma noite muito agradável! Além disso, tivemos muitos momentos de interação e participação de todos. As pessoas com deficiência visual participaram dos bingos utilizando cartelas ampliadas e em Braille; na pescaria, foi utilizado um ímã e metal na parte superior do peixe, tornando a pescaria acessível, pois com pouca aproximação, era possível pescar o peixinho.

Queremos agradecer a todos que participaram do evento, bem como, a todos que colaboraram para o seu sucesso. 

Seguem algumas fotos do evento, registradas com muito carinho:


Imagem 1: Foto do painel e mesa de decoração. No painel em madeira, estilo grade, há um quadro com dois bonecos caipiras, cortinas em tecido chita. Sobre a mesa, há jarros com flores, caixas em madeira, baldes decorados, chapéus, dentre outros detalhes.



Imagem 2: Foto da Pescaria. Piscina cheia de pó de serra com os peixinhos enterrados. Ao redor estão os prêmios da pescaria. Ambiente bem colorido.


Imagem 3: Fran Marques, sorridente, faz pose em frente à mesa de decoração. Ela está vestida com vestido colorido e usa trancinhas nos cabelos.



Imagem 4: Foto da rainha caipira Izabel e do rei caipira Nelson, vestido com trajes típicos de arraial.



Imagem 5: Professoras sorridentes posam para foto.  Algumas seguram acessórios: jarros de flores e balde decorado. Na sequência: a coordenadora do CAP/AC, Gerci Maia, a coordenadora da Educação Especial, Úrsula Maia, professora Maria de Jesus Braga, professora Kelly Cunha, professora Odessina Martins, professora Kissy Gomes e logo abaixo, agachada, professora Andréia Almeida.