DIA NACIONAL DO BRAILLE TEM ATIVIDADES COMEMORATIVAS EM RIO BRANCO
Escrito por Hyrla Mariano
O Centro de Apoio Pedagógico Para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAP/AC) realizou na sexta-feira, 07 de abril, atividades alusivas ao Dia Nacional do Braille, data que homenageia o nascimento de José Álvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil.
A programação começou às 7 horas da manhã, com uma panfletagem nas proximidades da instituição, onde toda a equipe do CAP/AC esteve envolvida na distribuição de panfletos, para apresentar à sociedade os serviços ofertados pelo Centro de Apoio Pedagógico, além de ressaltar a importância do ensino do Braille para a educação e autonomia da pessoa com deficiência visual.
Nesse momento, também havia uma exposição de materiais pedagógicos utilizados pelas pessoas com cegueira ou baixa visão, como livros em Braille, sorobã, reglete, punção, máquina Perkins , calendários em Braille (que estavam sendo distribuídos aos usuários), bengala, alfa Braille, materiais adaptados, livros em áudio, entre outros.
Além disso, os professores de Orientação e Mobilidade estiveram fazendo simulações da pessoa com deficiência visual no trânsito, demonstrando como se deve auxiliar uma pessoa com cegueira a atravessar a rua, ou mesmo, possibilitando a experiência de se colocar no lugar do outro, para que os participantes pudessem vivenciar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual, na questão da mobilidade.
O encerramento das atividades deve acontecer nos dias 10 e 11 de abril, com a apresentação de filmes com audiodescrição aos usuários. “A proposta é conscientizar a população da importância de ensinar a pessoa com deficiência visual a ler e a escrever, para que possam conquistar sua autonomia, tanto na escola quanto na sociedade”, explica Gercineide Maia, coordenadora do CAP/AC.
Descrição da imagem: Professores do CAP/AC se reúnem para a panfletagem, nas proximidades da instituição.
Descrição da imagem: Professoras revisoras explicam para os visitantes, sobre os materiais pedagógicos utilizados pelas pessoas com cegueira e baixa visão.
Descrição da imagem: Professor de Orientação e Mobilidade faz simulação de travessia na faixa de pedestres, dando as instruções para usuário com deficiência visual.